Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

138-CENTÉSIMO TRIGÉSIMO OITAVO DIA - MANAUS/AM A PORTO VELHO/RO

Terça-feira primeiro dia de navegação, o nome do barco é Almirante Alfredo Zanys, um barco gaiola, de madeira, para cargas e passageiros, não parece ser grande mas segundo seu comandande pode-se levar 200 toneladas de cargas em seu porão, e mais 200 passageiros, não sei onde se acomodaria todos, pois estamos com aproximadamente 60 passageiros e já esta bem cheio. O barco tem aproximadamente 35 metros de comprimentos, por 8 metros de largura no ponto mais largo, composto por porão, onde se concentra 95 por cento da carga, tanque de combustível e casa de máquinas, o primeiro piso ou convés, onde estão a cozinha e quatro banheiros, e o restante da carga, no canto direito de quem esta virado para popa, tem uma pequena escada que da acesso ao segundo piso, onde temos mais quatro banheiros, o refeitório, e onde são armado as redes para dormir, na proa tem oito suite, e a cabine do piloteiro, curiosidade sobre o refeitório é que só tem uma mesa de 12 lugares, onde todos os passageiros e tripulamtes comem , claro que 12 comem e os demais aguardam, mais uma escada e chegaremos no terceiro piso, uma área aberta com bancos fixos na lateral do barco, uma caixa d'aguá, alguns botijões de gás, e um mastro com a bandeira brasileira na popa, um bar, com uma Tv e Dvd, que só tem 2 cds um do Bruno e Marroni e outro do Amado Batista, que tocaram ontem até as tantas, acaba um vai outro, e assim sucessivamente, na proa existem oito camarotes, estou instalado em um destes, pois necessito de um lugar para deixar as caixas da moto, e minha bagagem. Camarote é o nome pois mais lembra as selas de Albatroz 2 X 2 , única diferença que Albatroz tem ventilação e aqui nem janela tem, esta noite dormi com a porta aberta. Dentro somente uma cama feita de madeira fixa no barco, com um colchão de espuma velho, sem nenhum tecido, deve ter ácaros de quilo. Sobre o teto deste último piso, luzes sinalizadora e meia dúzia de botes salvavidas.
O tempo está lindo, aberto, muito calor, ontem a noite tinha uma brisa muito agradável. A navegação desta noite foi tranquila, saímos de Manaus, descendo o Rio Negro, depois pelo Rio Amazonas, até uns 100 km aproximadamente, para começamos a subir o rio Madeira, no qual continuaremos até o destino final, perfazendo 1600 kms aproximadamente.
Acordei cedo 5 horas, pois os banheiros são poucos e de uso comum, banho de chuveiro, mas com água direta do rio, banheiro 1,5 X 1,5 metros, com patente e chuveiro tudo junto, três preguinhos para pendurar a roupa e a toalha, do lado de fora uma fila de usuários aguardando a vez.
Esta é uma descrição breve e sucinta do barco que será também morada dos próximos dias.
Refeitório

3 comentários:

  1. Grande Walter. Esta aventura seus netos vão pedir para você repetir umas trocentas vezes. Vai se preparando. Isto não tem dinheiro que pague. Que Deus te ilumine e te guarde. Venha em paz. Su7

    ResponderExcluir
  2. Walti, nosso computador pegou um virus bravo, ficou a semana toda internado e só reinstalaram agora a pouco.
    A minha maior preocupação,para viajar de barco, era com os banheiros ( pelo jeito tá pior do que eu imaginava), nem pensei na cama, acho que vc deveria ter comprado uma rede.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. PUXA!...PArece que só tem gente brava ai na foto?...já pensou chingar a mae deles? risos

    ResponderExcluir